Social Icons

Pages

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O ESTADO SEM O DIREITO DO TRABALHO


Caros leitores, hoje trataremos de um assunto "abstrato" em que a intenção é argumentar sobre a importância do Direito do Trabalho para a sociedade, nada melhor do que imaginar o que seria um Estado sem o Direito do Trabalho.

O Direito do Trabalho é um ramo recente do Direito. Lançou-se no mundo jurídico, em virtude da necessidade social em tutelar os interesses dos trabalhadores que em sua grande maioria eram explorados pelos grandes empresários.  Não obstante a sua incipiência,  o Direito do Trabalho vêm demonstrando ao longo de sua trajetória, o quão importante tem sido a sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores, no entanto, em virtude da rápida evolução social, que hoje faz com que as leis não acompanhem as novas tendências, bem como na atualidade, as constantes crises financeiras que assolam os mercados mundiais, vêm pondo “em cheque” o Direito do Trabalho, que na opinião de alguns economistas, atrapalha o bom andamento da economia e reflete diretamente no aumento do desemprego.
Não é preciso ser muito crítico para perceber que o fim do Direito do Trabalho, como alguns sustentam que seria a solução dos problemas das grandes empresas e desencadearia em um melhor andamento do livre mercado, é uma opinião torpe e tendenciosa que as elites empresariais querem vender essa falsa imagem aos governos mundiais. Também não podemos deixar de perceber que realmente, as leis trabalhistas acabam por influenciar negativamente no andamento pleno das grandes economias, funcionando como uma espécie de freio às ambições empresariais. No entanto o que temos que ponderar é que existem interesses distintos agindo sobre o mesmo assunto, de um lado temos a economia e de outro o ser humano.
Realmente, se não existisse o Direito do Trabalho, a economia seria muito mais dinâmica e satisfatória, os preços mais atraentes ao consumidor final e talvez tivessem até mais ofertas de emprego, no entanto, a que preço seriam essas “conquistas”?  Fatalmente a dignidade da pessoa humana seria posta em segundo plano, os trabalhadores teriam que aceitar as condições impostas pelos patrões, condições estas que com o passar dos tempos seriam cada vez mais rígidas, onde possivelmente voltaríamos às mazelas do período da revolução industrial.

Não há como sustentar uma ideia de um Estado sem o Direito do Trabalho, não podemos aceitar que todas as conquistas apanhadas com suor e lágrimas fossem simplesmente deixadas de lado em prol dos interesses de uma elite minoritária. Também não podemos ser cegos o bastante para não enxergar que o atual sistema realmente precisa ser atualizar, ser dinâmico ao ponto de acompanhar a evolução e reais necessidades da sociedade moderna, no entanto, repita-se, um Estado sem o Direito do Trabalho não seria a solução mais sensata e humana para se resolver as questões econômicas atuais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário