Social Icons

Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Odebrecht e Transnordestina podem ser punidas


Ação de execução do MPT pede que empresas paguem R$ 440 mil por irregularidades na Transnordestina

Recife – O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) entrou com pedido de execução no valor R$ 440 mil contra a construtora Norberto Odebrecht e a Transnordestina Logística. As empresas, responsáveis pela obra da ferrovia Transnordestina, que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, desobedeceram a acordo judicial firmado em 2012, após força-tarefa realizada em 2011, que encontrou condições precárias de trabalho nos canteiros da obra no estado. 

Ao todo, ficou provado o descumprimento de 22 cláusulas do acordo, relativas à solução de problemas como instalações elétricas em condições de risco por fios desencapados, sanitários em estado de conservação e higiene precários, pontas de vergalhões de aço sem proteção, não fornecimento de equipamento de proteção individual e ausência de sinalização de segurança. “Diante da reincidência das empresas, decidimos por entrar com o pedido de execução do acordo judicial. Estamos no aguardo da justiça”, disse o procurador do Trabalho à frente do caso, Ulisses de Carvalho.

Reincidência – Após a assinatura do acordo, em janeiro de 2012, nova força-tarefa realizada pelo MPT em julho do mesmo ano, constatou as mesmas irregularidades nos trechos da obra entre os municípios de Arcoverde e Serra Talhada e entre Araripina, Orucuri, Parnamirim e Salgueiro. Inspeção do Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras e Infraestrutura, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também em julho, encontrou novos problemas, além dos antigos já verificados.


Informações:
MPT em Pernambuco 
prt6.ascom@mpt.gov.br
(81) 2101-3200

Nenhum comentário:

Postar um comentário